As cantoneiras de aço são um tipo de perfil metálico e podem ser encontradas em diferentes formatos e simetrias com estilo de um ângulo de 90 graus. A cantoneira é um material criado na antiguidade já com o fim de suporte e foram modernizadas a partir de novas técnicas utilizadas tanto na metalurgia quanto na solda.

O uso da cantoneira de aço em diferentes tipos de empreendimentos permite que haja um aumento da eficiência, com redução dos custos, principalmente devido à flexibilidade proporcionada no cálculo e no dimensionamento das estruturas metálicas. O uso das cantoneiras normalmente é associado à necessidade de resistência de tração e compressão nos projetos.

Quais as aplicações das cantoneiras?

As estruturas metálicas proporcionam diversos benefícios nos segmentos em que são utilizadas, incluindo diversos itens, entre eles, as cantoneiras. Entre as vantagens destaca-se a alta resistência na compressão, flexão e tração, fatores que permitem o uso dos aços estruturais em grandes projetos. Entretanto, diferentemente do que se imagina, o uso das soluções metálicas podem proporcionar mais leveza ao empreendimento do que quando comparada com estruturas em concreto.

Devido essas características os aços estruturais têm sido vastamente utilizados para diferentes soluções construtivas. No caso das cantoneiras elas possuem aplicações diversas, como:

  • Torres de transmissão de energia elétrica;
  • Torres de telecomunicações;
  • Esquadrias;
  • Máquinas e implementos agrícolas;
  • Serralherias;
  • Indústria mecânica em geral.

As cantoneiras também podem ter definições diversas, visando atender demandas distintas, entre os modelos destacam-se de abas iguais, dupla de abas iguais, de abas desiguais etc. Além dessas diferentes características, as cantoneiras podem ser ainda de aço laminado ou galvanizado. Na área de serralharia também é comum que se tenha variações, como a cantoneira na forma final ou dobrada a partir de uma chapa.

Quais as vantagens da cantoneira?

A cantoneira se destaca por ser um perfil metálico que permite aumentar a flexibilidade dos empreendimentos nos quais é utilizada. Ela permite que haja tanto a desmontagem da estrutura para ser remontada em outro local, como que haja o reforço da estrutura sem a necessidade de mudanças estruturais.

Assim como os demais produtos em aço, as cantoneiras passam por um processo rigoroso de testes de qualidade e respeitam padrões internacionais e nacionais de produção e matéria-prima.

 

×
Faça seu orçamento








×