As chapas galvanizadas são um tipo de aço em chapa que passou por um processo chamado de galvanização. Neste procedimento, a chapa recebe um revestimento feito com metais nobres para que ela tenha mais resistência se comparada com as chapas comuns.

Normalmente, o material usado para fazer a blindagem da chapa é o zinco. Dependendo da quantidade de zinco que a chapa recebe, mais resistente ela será e maior a sua durabilidade. Quando recebe revestimento com estanho, alumínio, chumbo e outros, é chamada de chapa revestida, pois tem alterações nas suas propriedades e aplicações devido as mudanças de componentes.

O processo industrial que obtém a chapa galvanizada tem várias fases. Ele tem início com a mineração, transformação do ferro em ferro gusa e aciaria. Essas etapas resultam na chapa grossa, que, ao passar pelo laminador de tiras a quente (LTQ), é transformada em bobina laminada a quente. Posteriormente esse material passa pelo laminador de tiras a frio (LTF) e dá origem a bobina laminada a frio. Esse último material adquirido passa pelo processo de galvanização com zinco e resulta nas bobinas galvanizadas. Para obter as chapas basta realizar o corte da bobina.

Aplicações da chapa galvanizada

O processo de galvanização resulta em um chapa até 20 vezes mais resistente que uma chapa de aço comum, o que aumenta sua durabilidade e diversifica suas aplicações e os segmentos nos quais é utilizada.

O uso desse tipo de chapa é recorrente nos setores agrícolas, como para a produção de silos e equipamentos em geral. Na construção civil é usada para a fabricação de telhas, tapamentos e laterais. No setor construtivo a aplicação é frequentemente conjunta com outros materiais, como concreto, drywall, madeira e vidros, oferecendo mais flexibilidade e diversidade nas soluções empregadas.

A chapa zincada pode ser usada para finalidades como:

  • Estrutura de ar condicionado;
  • Proteção de sistemas de isolamento térmico;
  • Fachadas;
  • Fabricação de telhas, calhas e rufos;
  • Diversas áreas da indústria automobilística.

Entre as propriedades relevantes da chapa galvanizada se destacam: isolamento acústico (com suporte de outros materiais), conforto térmico, resistência a corrosão e efeitos do sol e chuva, leveza do material e maleabilidade.

Diferenciais da Tetraferro

Para um atendimento de excelência, a Tetraferro valoriza a entrega de produtos certificados e cumprindo fielmente as normas de segurança e qualidade do setor, como: NBR, ASTM, API e JIS. A empresa ainda possui um atendimento rápido e eficiente para oferecer soluções eficazes no menor tempo possível. Entre as vantagens oferecidas aos clientes estão condições especiais de pagamento, produtos a pronta-entrega (verificar disponibilidade) e assistência de colaboradores com experiência no segmento.