Quais os benefícios do reforço estrutural metálico? | TetraferroO reforço estrutural é necessário quando uma construção apresenta sinais de desgaste provocado pela ação natural do tempo, por anomalias construtivas ou pelo ambiente agressivo onde está inserido o edifício. Nesses casos o reforço estrutural é imprescindível para garantir segurança e devolver ao edifício suas características anteriores, podendo este ser de chapas de aço, alvenaria, drywall, entre outros.

Entre as opções possíveis está o reforço estrutural metálico, caracterizado pelo uso de chapas de aço, vigas metálicas, barras e perfis, visando reforçar a estrutura de uma construção em prédio, casa ou obras de infraestrutura, como pontes, viadutos, elevados entre outras. Antigamente, obras de reforço eram recorrentemente realizadas com concreto, mas identificou-se que essa opção não oferece a segurança permanente desejada. Em função disso o aço e as outras opções de reforço com materiais metálicos foram desenvolvidos agregando mais resistência à obra.

Quando os materiais metálicos podem ser usados como reforço?

Os materiais metálicos podem ser usados como reforço em qualquer tipo de construção, mesmo em obras originalmente construídas em alvenaria. Não é incomum que obras utilizando apenas concreto apresentem danos com o passar do tempo, como:

  • Fissuras;
  • Lascamentos;
  • Manchas;
  • Escorrimentos;
  • Corrosão;
  • Deformações excessivas.

Em todos os casos acima, é imprescindível que um profissional da área avalie o edifício para verificar as reais condições do mesmo e defina se este pode continuar a ser usado antes de passar por um reforço estrutural. O profissional também é o indicado para avaliar qual sistema construtivo trará mais benefícios à obra, evitando que haja problemas similares futuramente.

O reforço estrutural metálico pode ser usado em todas essas situações, dada à flexibilidade do manuseio das estruturas metálicas e também às vastas aplicabilidades do aço na construção civil. Há a opção de utilizar a estrutura metálica para reforço de residências, galpões, prédios de pequeno porte (ver mais aqui), médio ou grande.

Mesmo em obras novas pode ocorrer anomalias que requeiram o reforço estrutural, devido a falha no projeto ou na execução da obra. Alguns problemas decorrentes nessas situações são os seguintes: fissuras, manchas, ninhos de concretagem e deformações. Nesses casos um profissional da área também poderá indicar o uso das chapas de aço e vigas metálicas com o objetivo de recuperar a construção e proporcionar segurança e controle de custos.

Quais os benefícios de utilizar o aço?

Ao ser utilizado em reforços estruturais, o aço apresenta muitos benefícios semelhantes àqueles identificados em construções que utilizam esse sistema desde a fundação. Entre os principais benefícios se encontram:

  • Menor tempo para a execução do reforço ou reforma;
  • Mais limpeza no canteiro de obras;
  • Menor interferência no cotidiano na residência/prédio;
  • Garantia de um processo industrial, com mais precisão construtiva;
  • Quando executado corretamente, maior vida útil ao edifício, diminuindo a necessidade de futuras reformas.

Todas essas vantagens garantem melhores resultados e mais satisfação dos contratantes quando optam por reforços estruturais metálicos ou reformas que utilizam as chapas de aço, vigas metálicas e barras e perfis durante a execução. Para fazer uso desses materiais, entretanto, é fundamental o auxílio de um profissional capacitado e mão de obra especializada.