Saiba mais sobre o uso das estruturas metálicas para os eventos esportivos | TetraferroAs estruturas metálicas são soluções mais práticas e flexíveis tanto para obras de pequeno porte, quanto para grandes empreendimentos. Os benefícios desse tipo de solução construtiva permitem que haja mudanças na obra mesmo durante o desenvolvimento. Um dos exemplos do uso das estruturas metálicas são os centros esportivos dos Jogos Olímpicos, que utilizam as estruturas de metal, permitindo reformular rapidamente o projeto quando necessário.

Uma das construções realizadas com estruturas metálicas nos centros esportivos dos Jogos Olímpicos foi o Centro de Esportes Aquáticos, construído no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. Inicialmente, as estruturas deveriam fazer parte das colunas de sustentação da parte externa do centro, entretanto mudanças no projeto fizeram com que as estruturas metálicas integrassem o interior da instalação.

A adoção das estruturas metálicas como soluções arquitetônicas dos empreendimentos realizados no Parque Olímpico se deve à economia proporcionada por essa técnica construtiva e também ao fato do tempo limitado para conclusão das obras, uma vez que a construção em metal exige menos tempo para ser executada e permite que haja mais flexibilidade no desenvolvimento da obra.

Flexibilidade das estruturas metálicas

O Centro de Esportes Aquáticos teve o projeto desenvolvido por uma consultoria alemã, entretanto uma das exigências do empreendimento foi que as arquibancadas e a cobertura pudessem ser desmontadas após os jogos para serem realocadas em outro local no qual pudessem ser utilizadas após o término das Olímpiadas.

As estruturas metálicas utilizadas no centro tiveram um custo de R$ 237,5 milhões e são instalações temporárias que serão realocadas em duas vilas olímpicas na cidade do Rio de Janeiro após o término dos Jogos Olímpicos.

Benefícios das estruturas metálicas

Para obras que sofrem diversas alterações no projeto, como foi o caso do Parque Olímpico, as estruturas metálicas são as mais indicadas, visto que permitem mais flexibilidade e possibilidade de adequação durante a realização da obra, assim como permitem que haja uma realocação das estruturas após o uso previsto inicialmente.

O tempo de construção é reduzido, sendo possível utilizar estruturas pré-moldadas, esse é outro benefício que influenciou na escolha desse modelo arquitetônico. Quando utilizadas em empreendimentos maiores, nos quais é necessária uma grande quantidade de aço, a estrutura metálica se torna uma opção financeiramente mais vantajosa do que as construções em concreto, outra característica que destaca as estruturas de metal como opção vantajosa na construção civil.