Saiba mais sobre o uso da chapa galvanizada - Tetraferro A chapa galvanizada passa por um processo de galvanização onde recebe um revestimento de zinco para que receba esse nome. O resultado é 20 vezes mais resistente do que uma chapa de aço comum e possui aplicações na construção civil e na indústria. O que muitas pessoas desconhecem é que a chapa galvanizada pode ser aplicada de muitas formas cotidianas e criativas.

Aplicações da chapa galvanizada

Esse tipo de chapa possuí diversas aplicações mais comuns e conhecidas, entre elas, por exemplo, estão:

  • Ar condicionado;
  • Proteção de sistemas de isolamento térmico;
  • Fachadas;
  • Fabricação de telhas, calhas e rufos;
  • Diversas áreas da indústria automobilística.

Além das aplicações mais comuns, no entanto, é possível usar as chapas galvanizadas como soluções criativas e eficazes para diversas demandas cotidianas. Conheças alguns exemplos:

Construção

O aço galvanizado é usado em conjunto com chapas de gesso para construções que utilizam o Drywall, uma solução mais econômica e sustentável para a construção de prédios, casas e outros.

Neste caso, a chapa zincada é escolhida por proporcionar benefícios como: estabilidade da temperatura ambiente, isolamento acústico e praticidade no caso da realização de reformas.

Proteção acústica

Tetraferro - Saiba sobre mais sobre os usos inovadores da chapa galvanizada A chapa galvanizada pode ser usada como um componente do isolamento acústico para salas de música tanto privadas, feitas em casa, como em áreas de maior circulação de pessoas. Neste contexto a chapa proporciona uma solução completa para a questão acústica, tanto para evitar o vazamento do som, como para manter as qualidades sonoras no interior do recinto.

A solução já foi usada na Europa no projeto de reforma do Teatro Jordão (Guimarães, Portugal), onde as chapas galvanizadas foram escolhidas devido a proteção acústica oferecida, mas também por atender as demandas funcionais da sala musical, com suporte para caixas de som, equipamentos e outros. A chapa de aço ainda pode ser usada para soluções caseiras onde o objetivo é obter o isolamento acústico do ambiente.

Containers

A prefeitura de Cruzeiro do Sul, em São Paulo, comprou chapas galvanizadas para a construção de 240 containers para coleta de lixo no município. A escolha pelo aço galvanizado foi feita devido ao custo reduzido do investimento, onde a prefeitura pôde comprar diretamente as chapas e transformá-las devido à grande flexibilidade do material. A matéria-prima também possui outros benefícios como durabilidade, resistência e estética agradável.

Tanques

A chapa galvanizada também é indicada como material para criação de tanques de criação de peixes e outros animais aquáticos devido a boa capacidade térmica do material, sua resistência e a capacidade de se manter em contato com a água sem danos as características do material.

Sendo assim, as chapas de aço galvanizadas possuem aplicações muito mais vastas do que aquelas mais comuns e podem ser empregadas rotineiramente para soluções industriais ou caseiras, de acordo com a necessidade específica de cada caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *