Descubra mais informações sobre os perfis laminados U, I e H | Tetraferro - Distribuidora de aço e ferroOs perfis ou vigas metálicas podem ter várias formas, que são conhecidas como perfis laminados“U”, “I” e “H” e as barras laminadas as seguintes formas: “T” e “L”. As barras e perfis possuem aplicações diversas tanto na área industrial, em diferentes segmentos, como também na construção civil, sendo utilizados principalmente em projetos estruturais metálicos e coberturas. Podem ainda ser usados em revestimentos de alvenaria.

Cada tipo de perfil ou viga segue normas de qualidade e segurança específicas. Eles são produzidos com níveis máximos de precisão para suas aplicações, pois são industrializados seguindo padrões de produção pelas usinas para atender as especificações definidas em suas respectivas normas.

Conheça abaixo as aplicações de três diferentes tipos de perfis laminados ou vigas, “U”, “I” e “H”

 
 

Aplicações da viga ou perfil U

A viga ou perfil U pode ser fabricado com diferentes espessuras para se adequar as exigências particulares do projeto, podendo ser produzidos com aço ASTM A-36 ou também ASTM A-572 GR50. Existem três tipos de perfis U: simples, enrijecido ou laminado.

Entre as aplicações mais usuais está a construção civil, onde podem ser empregadas em: portões, corrimão de escada, grades, esquadrias e outras. Devido a sua alta resistência esse produto também é aplicado em grandes projetos, como:

  • Implementos agrícolas e rodoviários;
  • Vigamentos;
  • Escoramentos;
  • Equipamentos de transportes;
  • Estruturas metálicas.

A homogeneidade é uma das principais características da viga U que possibilita montagens precisas, solidez e acabamento estrutural leve.

Aplicações da viga ou perfil I

Assim como a viga ou perfil U, a viga ou perfil I tem diversas aplicações na indústria e na construção civil. Esses perfis ou vigas são laminados em aço carbono no padrão ASTM A-36 ou ASTM A-572GR50 e possui esse nome devido seu formato semelhante à letra “I”, com as abas internas inclinadas. As partes superiores horizontais da viga são conhecidas como flanges para força.

As vigas I são usadas principalmente na construção civil como uma alternativa para suportar estruturas de diferentes edificações, como prédios e casas e também em pontes e viadutos. Esta aplicação tem relação com a enorme capacidade de carga que a viga pode suportar.

No entanto não é apenas na construção que este tipo de perfil é vastamente utilizado, é também industrialmente em:

  • Indústria mecânica em geral;
  • Indústria automobilística;
  • Maquinário e implementos agrícolas.

Entre as principais vantagens da viga ou perfil I está a alta resistência e a durabilidade, além da facilidade de manuseio e leveza do produto.

Viga H e suas aplicações

A viga ou perfil H pode ser utilizado no mercado com diferentes dimensões, dependendo da aplicação à qual se destina, seja na construção civil ou na indústria metal mecânica. Seguindo rígidas normas de qualidade, este produto tem grande resistência e devido às suas propriedades, é amplamente utilizado para suportar cargas pesadas.

Barras e Perfis

Para escolher as barras e vigas ou perfis mais adequados as suas necessidades, consulte empresas qualificadas e fornecedores que cumpram com as exigências de qualidade e segurança requeridas pelas normas brasileiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *