Conheça mais aplicações do perfil W | Tetraferro O perfil W, ou wide flange shapes, são aços estruturais que seguem normas nacionais e estrangeiras para produção, como a ASTM (American Society for Testing and Materials). Nestes produtos é utilizado o aço ASTM-A-572gr50, altamente resistente, fator essencial para que ele possa ser aplicado em diversas áreas da construção civil, sendo uma solução empregada por engenheiros e arquitetos com mais frequência nos dias atuais.

Como os demais produtos estruturais em aço, esse perfil passou a ser mais utilizado pelo mercado brasileiro nos últimos anos, quando houve uma expansão do uso de estruturas metálicas como uma alternativa para a construção. Em países como os Estados Unidos, Inglaterra e Japão, esse tipo de edificação é habitual há décadas.

Com aplicabilidade em construções de pequeno, médio e grande porte, o perfil W, assim como os demais da categoria, como o “I”, “U” e ‘’H”, são basicamente os mesmos para edifícios de múltiplos andares e para a construção de galpões, casas e outras estruturas. É fundamental que o responsável pela obra tenha conhecimento sobre as indicações de cada perfil.

Principais usos do Perfil W

As aplicações mais comuns do Perfil W são na construção civil, onde sua função é suportar com segurança as estruturas, o que exige máxima resistência do material utilizado.

O perfil W é aplicado em:

  • Estaqueamento e fundações;
  • Estruturas metálicas;
  • Pontes;
  • Equipamentos ferroviários;
  • Agroindústrias.

Dependendo das condições ambientais do local onde será montado, é relevante analisar a necessidade de reforçar o perfil, para que ele suporte adversidades, como a corrosão atmosférica, evitando danos futuros a segurança do empreendimento. Para oferecer esse diferencial, ele é laminado com um material que apresenta as características de resistência, sem perder seus atributos de precisão e qualidade.

Diferenciais do perfil W

O perfil W pode ser de dois tipos, perfil I de abas largas paralelas, ou perfil H. Ambos permitem melhores encaixes e acabamentos mais precisos na construção.

Conheça a anatomia do perfil I:

Aplicações de Perfil paralelas e perfil W | Tetraferro

Veja agora como é um perfil W do tipo H:

Conheça a anatomia do perfil W e perfil H | Tetraferro

Esses itens são mais leves que os demais perfis, o que reflete em ganhos de escala para os fabricantes de estruturas. Devido suas vastas variedades de bitolas, eles oferecem benefícios de economia ao investidor. É necessário, entretanto, que o profissional responsável conheça as metragens disponíveis e as conveniências de cada uma delas.

As unidades de medidas do perfil são:

  • Peso: quilogramas por metro (kg/m)
  • Altura e largura: milímetros (mm)
  • Espessura: milímetros (mm)
  • Bitola: milímetros por quilograma por metro (mm x kg/m)

Os perfis W oferecem diversas vantagens para empreendedores que desejam alcançar níveis elevados de qualidade, segurança e economia. As estruturas metálicas podem ser utilizadas em edificações de diferentes portes e gerar benefícios únicos ao empresário, sendo imprescindível o contato com um fornecedor de confiança e um projetista com experiência no segmento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
LinkedIn
Instagram