Saiba mais sobre as estruturas metálicas | Tetraferro A utilização de estrutura metálica na construção civil é mais durável e versátil, no entanto, por ser relativamente recente no Brasil, muitas pessoas desconhecem seus benefícios e tem dúvidas sobre este tipo de construção. Com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas relacionadas sobre as estruturas metálicas, a Tetraferro preparou um guia para ajudar a esclarecer algumas questões! Confira:

  1. Qual o profissional responsável pelo projeto em estruturas metálicas?

O projeto da estrutura metálica deve ser conduzido por um profissional qualificado e pode ser desenvolvido por um engenheiro civil ou arquiteto. É indicado pesquisar pessoas que já tenham experiência com  esse tipo de estrutura, pois a precisão do cálculo e escolha do material exige um alto nível técnico desde a elaboração do projeto até a assistência no canteiro de obras.

  1. Quanto custa uma estrutura metálica?

Diferente da crença comum, a estrutura metálica pode ser mais econômica do que a tradicional. Isso ocorre porque o material a ser utilizado é encomendado ao fabricante na quantidade exata que será utilizada na obra, diminuindo o desperdício de materiais . Por usar uma quantidade exata de aço, esse tipo de empreendimento também permite seguir um orçamento pré-definido.

  1. Quanto tempo é necessário para uma construção desse tipo?

A construção da estrutura metálica pode ocorrer em paralelo com a fundação no canteiro de obras, isso faz com que o tempo para conclusão do projeto seja reduzido. O período pode ser até 35% inferior em casos de edifícios  empresariais e 25% menor em edifícios residenciais.

  1. Quais fatores distinguem a construção em aço da tradicional?

Por utilizar uma unidade de medida menor, a construção em aço proporciona maior precisão dimensional em todas as partes da obra, componentes mais leves, qualidade de um processo industrializado, menor interferência de questões climáticas, rapidez na montagem e conclusão do projeto.

  1. Quais os setores que mais utilizam o aço?

O aço é aplicado em diferentes segmentos. A construção civil é a área que mais consome aço no Brasil, com 36,7% do total, 22,2% vai para a área automotiva, o setor de bens de capital, máquinas e equipamentos, representa 20,6% e 6,4% é destinada a área de utilidades domésticas (linha branca) e comerciais.

  1. O que é uma construção mista? Quando devo optar por ela?

A construção mista é quando se une a utilização de estrutura metálica na  com a construção em concreto convencional. A principal vantagem deste tipo de obra é que ela reúne os principais benefícios de cada uma das soluções. Pode ser utilizado em regiões onde a corrosão é maior, como em área marítima ou industrial. Também é uma alternativa para regiões urbanas, de acordo com as exigências do empreendimento e as indicações do profissional responsável.

  1. Quais são os cuidados com segurança exigidos neste tipo de edificação?

Como toda obra, é imprescindível o uso de equipamentos de segurança por todas as pessoas no canteiro de obras. Como não possui resíduos, as estruturas metálicas proporcionam um canteiro mais limpo o que também proporciona maior segurança aos trabalhadores, que devem ser capacitados para montagem desse tipo de estruturas.

Em relação à segurança da estrutura em si, é indicado definir especificações de aço que sejam resistentes a altas temperaturas e tenha também propriedades anti corrosivas. Todos esses fatores devem ser considerados com o responsável pela obra, sendo o arquiteto ou engenheiro civil.

  1. Quando devo optar por chapas de aço e perfis com alta resistência à corrosão (ARC)?

As chapas de aço e estruturas metálicas com alta resistência à corrosão (ARC) são indicadas principalmente para regiões onde o desgaste do material é maior, como à beira-mar. O profissional responsável pela obra deve determinar a necessidade de utilizar um material mais resistente.

  1. Qual a frequência necessária de manutenção após finalizada a obra?

Quando executada corretamente e com todos os cuidados relacionados à segurança, a necessidade de manutenção é mínima. Caso seja necessário algum tipo de manutenção, ela ocorre em situações especificas e são mais fáceis de serem executadas se comparadas com as estruturas de concreto que são de difícil identificação até que seja necessária uma intervenção.

  1. A construção em aço é prejudicial para o meio ambiente?

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam a utilização de estrutura metálica na construção civil é totalmente sustentável, pois 100% do material é reciclável. Ele pode ser usado tanto para outras construções ou reutilizado para outros fins. Por essas características a estrutura metálica é mais sustentável e de menor impacto no meio ambiente.

Para compreender melhor como é realizada uma construção com estruturas metálicas, confira o vídeo abaixo!


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
LinkedIn
Instagram