Saiba como as vigas metálicas são novas soluções arquitetônicas |Tetraferro Os perfis e vigas laminadas são também utilizados como soluções arquitetônicas para construções comerciais e residenciais. Produzidos em aço, esses itens estão entre os principais componentes das estruturas metálicas, um método construtivo incorporado às construções há alguns anos e que atualmente se consolida entre engenheiros e arquitetos.

O uso de vigas e perfis para a construção civil se expandiu principalmente devido às vantagens desse método, que usa componentes metálicos, quando comparado com métodos tradicionais de construção, como, por exemplo, a alvenaria. O aço possui excelentes propriedades mecânicas (veja tipos de perfis utilizados em obras), que justificam sua indicação para projetos que exigem maior flexibilidade e maleabilidade, além de permitir melhores resultados em grandes vãos livres, com uma obra mais precisa e segura.

Vantagens no uso de estruturas metálicas

As estruturas metálicas se destacam frente a outros métodos de construção devido aos diversos benefícios oferecidos durante a construção e também aos benefícios que aparecem depois da obra finalizada. Conheça algumas das vantagens do uso das vigas e perfis de aço durante a execução da obra:

  • Reduções nos prazos de construção em 35% nos edifícios comerciais e 25% nos edifícios residenciais;
  • Melhor custo beneficio com os materiais empregados, pois a precisão diminui a quantidade de resíduos e de sobras;
  • Mais segurança no canteiro de obras;
  • Maior precisão construtiva por utilizar elementos com dimensões bem definidas;
  • Racionalização na execução do projeto com 25% a menos de desperdício.

Há ainda os benefícios posteriores à conclusão da obra, entre eles:

  • Flexibilidade dos espaços construídos;
  • Fácil desmontagem e remontagem da estrutura em outro local;
  • Ampliação ou reforma facilitada, com menor interferência nos espaços utilizados do edifício.

Vigas laminadas e retorno financeiro

Ao permitir que haja maior controle sobre a obra, planejando com mais precisão da quantidade de material a ser utilizado, menor tempo gasto no empreendimento e redução da mão-de-obra necessária, as estruturas de aço, como as vigas e perfis, se tornam mais econômicas e com vantagens financeiras ao empreendedor.

Devido à menor ocorrência de improvisações, perdas de material e irregularidades no canteiro de obras, é possível definir com mais exatidão o orçamento que será necessário, evitando assim gastos não planejados durante a execução do projeto.

Além dos benefícios já apresentados, as construções que utilizam estruturas em aço são reconhecidas pela sua sustentabilidade, com menores prejuízos ao meio ambiente e maior responsabilidade ambiental.

Esse registro foi postado em Vigas e marcado .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *