Entre as aplicações das estruturas metálicas está o uso destas para a construção de coberturas, sendo chamada também de engradamento metálico. Este método utiliza vigas metálicas, ripas, barras e perfis de aço carbono ou galvanizado, com peças aparafusadas ou soldadas, para garantir mais segurança e durabilidade ao empreendimento. Apesar da madeira ser a matéria-prima mais utilizada, é cada vez mais comum o uso desse método construtivo devido aos seus benefícios técnicos, resultantes do processo industrial e também porque contribui para a preservação do meio ambiente.
As construções de coberturas em estruturas metálicas basicamente substituem a madeira pelo aço e possibilitam a utilização de qualquer tipo de telha, desde que sejam consideradas, já no projeto. Abaixo listamos algumas características desse método construtivo:
- Declividades mínimas;
- Medidas máximas dos vãos;
- Exigências de sobreposição das telhas.
Quais as vantagens do uso de coberturas com aço galvanizado?
O aço galvanizado possui maior resistência à corrosão, aumentando a vida útil da construção. A galvanização é responsável por conferir ao aço as propriedades anticorrosivas citadas e deve ser indicada levando em consideração a agressividade do ambiente onde está localizada a obra, como por exemplo, em regiões litorâneas e galpões industriais em ambientes insalubres. Isso faz com que a cobertura em estrutura metálica tenha uma garantia mínima de 25 anos, que pode ser maior devido à proteção da telha sobre a estrutura.
As peças aparafusadas conferem maior segurança em manter as características da estrutura, pois esses parafusos também são galvanizados ou de aço inoxidável.
As vigas, barras e perfis estruturais de aço são mais leves que outras soluções construtivas, garantindo maior facilidade na instalação por conta do peso reduzido. Em alguns casos, o material rende 50 m² de construção por dia devido à facilidade do manuseio que permite maior agilidade e facilidade na montagem, reduzindo o tempo de execução da obra.
Por oferecer benefícios como uniformidade, limpeza do campo da obra, durabilidade, leveza e nenhum desperdício do material, o aço pode reduzir entre 10% e 20% o custo de uma obra, se comparado com sistemas tradicionais. Essa vantagem pode ser identificada mesmo quando a aplicação se limita obras residenciais. Em casos de obras de médio e grande porte a economia pode ser ainda mais expressiva.
O uso dos cobertura em estruturas metálicas ainda se destaca por:
- Maior racionalidade na execução;
- Menor impacto ambiental quando comparado com a madeira;
- Segurança aumentada por não propagar fogo;
- Material imune aos insetos, ampliando a durabilidade.
Como fazer a montagem das estruturas metálicas?
Assim como o projeto, a montagem das estruturas metálicas para coberturas devem ser conduzida por profissionais capacitados a trabalhar com este tipo de material. É aconselhável utilizar os materiais que foram previstos no projeto construtivo, evitando reduzir as dimensões dos mesmos com o objetivo de baratear a obra. A segurança do empreendimento, que pode apresentar problemas estruturais futuros, depende disso.
A montagem das estruturas metálicas pode ser feita diretamente na edificação ou também no solo, para posterior transporte e instalação no teto da obra. Durante o processo de montagem é fundamental que haja preocupação com a segurança dos trabalhadores. A equipe deve ter disponíveis as EPIs adequadas à obra e também os sistemas de segurança adequados.
As estruturas metálicas que utilizam barras e perfis galvanizados oferecem diversos ganhos financeiros e operacionais às obras em qualquer tipo de empreendimento. É importante sempre procurar por um fornecedor de aço confiável e assim aproveitar todas as vantagens proporcionadas por esse método de construção de coberturas.